19 outubro, 2015

{Resenha} Fios de Prata - Raphael Draccon

 
Título: Fios de Prata 
Autor: Raphael Draccon
Publicação: 2012
Páginas: 352
Editora: LeYa
Classificação: 4/5

“Às vezes, o que está por trás de um simples sonho – ou pesadelo – é muito maior que um desejo inconsciente. Há séculos, Madelein tornou-se senhora de um condado no Sonhar, responsável por estimular os sonhos despertos dos mortais. Uma jogada ambiciosa que acaba por iniciar uma guerra épica envolvendo os três deuses Morpheus, Phantasos e Phobetor, traz desordem a todo o planeta Terra e ameaça os fios de prata de mais de sete bilhões de sonhadores terrestres.
Envolvido em meio a sonhos lúcidos e viagens astrais perigosas, a busca de Mikael Santiago pelo espírito da mulher amada, entretanto, torna-se peça fundamental em meio a uma guerra onírica. E coloca a prova sua promessa de ir até o inferno por sua amada.”


Esse livro me encantou desde que vi a capa dele. A editora LeYa sempre arrasa nas capas dos seus livros de fantasia. Quando iniciei a leitura, tive que reler as duas primeiras páginas umas 03 vezes cada uma, porque elas são essenciais para entender a dinâmica do livro. Tudo que envolve mitologia me atrai.
Hypnos, deus do sono, dividiu seu reino do sonhar entre seus três filhos. Phantasos, Phobetor e Morpheus. Depois Madelein ganhou uma subdivisão do reino do sonhar. É nesse reino que boa parte da história se desenvolve, pois os despertos (seres humanos que possuem fios de prata em seus tornozelos e que estão ligados ao mundo dos sonhos através deles) vagam durante o sono pelas dimensões desse reino.
Mikael, apelidado de Allejo, é um personagem que me cativou conforme ele pensava sobre a sua verdadeira natureza e as mudanças que ele teve que provocar quando decidiu se relacionar com Ariana. Essa é uma mulher com grandes sonhos e corajosa. A prova disso está na força que ela encontrou para superar as adversidades que lhe apareceram ao amar Alejjo.
A descrição dos reinos dos filhos de Hypnos e do condado de Madelein me surpreendeu pela riqueza de detalhes. Não sei se toparia conhecer alguns desses reinos não. Embora um deles pareça atrativo demais... e destrutivo também.
Quando as batalhas no sonhar foram desenvolvidas, Draccon apresentou elementos da literatura fantástica que enriqueceu a obra. Pra mim foi muito bom ver que deuses possuem laços de fraquezas tão fortes quanto os dos humanos. E que estes conseguem fazer atos de deuses nos momentos de dor, felicidade ou desespero.
Outra coisa que tenho que destacar é a forma do autoconhecimento e da preservação do outro que foram utilizadas de uma maneira ímpar por Draccon. O livro vai sendo narrado por capítulos que se alternam entre os acontecimentos no mundo “real”, no sonhar e em outro lugar. Essa alternância me agradou. O que não me agradou foi à fonte ser de um tamanho pequeno.
O desenvolvimento da trama me deixou satisfeito em ver que Phantasos é o “pai” da Phantasia, Ariana ajudando Alejjo a crescer, Alejjo aprendendo a ser mais forte, a estratégia de Madelien e o temor/medo dos três deuses diante do pai de do tio Thanatos. O final me surpreendeu, pois não esperava que as coisas fossem desenvolver daquela forma.
E você, já leu Fios de Prata ou outro livro do Draccon? Contem aí...
   



Joe Almeida

24 comentários:

  1. Oi Joe!

    A capa do livro é linda e como não conhecia o livro e gostei bastante da sua resenha, coloquei o livro na lista de desejados.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kênia, esse livro merece ser lido. É uma obra nacional com muita qualidade. :)

      Excluir
  2. Ola Joe concordo com você a capa é linda, amei a premissa do livro, adoro fantasia e sendo bem trabalha nos leva a viajar nas aventuras dos personagens. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Falou em fantasia e mitologia eu já quero ler!
    A história parece ótima, com todos os elementos que eu gosto em uma leitura.
    Nunca li nada do Draccon, mas tenho muita curiosidade de conhecer sua escrita, tão elogiada por todos.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Por mais que o autor seja brasileiro, nunca tinha ouvido falar desse livro.
    É tô vendo que entrei tarde demais no mundo literário. kk
    Sua resenha está ótima! Parabéns.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Márcio Baixinho,

      Procure esse livro pra tu ler...imagino que sua lista de próximas leitura deve ser enorme, mas tente encaixar ele em um futuro próximo. ;) Obrigado pelo carinho.

      Excluir
  5. Olá, Joe.
    Eu adoro livros de mitologia. Ainda não li nada do autor, mas sempre vejo elogios as obras dele. Me interessei por esse livro e assim que der eu vou ler ele. As capas da editora são todas bonitas hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Olá Joe.
    Também gosto muito de mitologia e fantasia, mas tenho um pouquinho de pé atraz com o autor, meu marido já leu um livro dele e a propaganda não foi nada boa, mas os autores tendem a evoluir na escrita, quem sabe mais para frente eu tire minhas próprias conclusões.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Joe!
    Acredita que ainda não li nenhum livro do Raphael? :O
    Ai que vergonha!
    Gostei da trama apresentada do livro, preciso dar um jeito e ler kkk
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Joe,
    Sua resenha está muito boa, mas infelizmente não tenho vontade de ler livros assim no momento. Posso mudar de opinião, mas na minha atual situação, eu não leria.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  9. Oi Joe, infelizmente eu não sinto vontade de ler o livro, apesar de eu sempre ouvir comentários muito positivos sobre o autor, mas o gênero dos livros não me agrada. Talvez um dia eu dê uma chance, mas não no momento.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie.
    Caramba, eu não sou fã de livros fantásticos :( Mas por outro lado muito me agrada saber que nossos escritos se dão bem com eles ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  11. Olá! As capas da editora Leya são lindas demais! Amei o livro, sou fã de fantasia! Gostei da história ter mitologia, dá um especial a mais no livro. Quero muito ler e espero que isso aconteça rápido! Parabéns pela resenha! Beijos

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Não faz muito meu gênero, mas achei a premissa interessante. Quem sabe um dia eu dou uma oportunidade a ele...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Joel. Adoro esse gênero literário. Gosto muito, e essa história parece ser realmente muito boa. Sua resenha está ótima e bem explicativa. Já vou deixar esse livro na minha listas de futuras leituras.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Confesso que nunca li nada do autor, mas se tratando de fantasia provavelmente iria adorar ler esse livro. Queria muito conhecer algumas das obras dele, mas são tantas que nem sei por onde começar. Os únicos que tenho em ebook é Cemitério de Dragoes acho que é esse o nome. Espero gostar. Se eu curtir a maneira que o autor escreve quem sabe eu já venha a pegar os outros dele =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-as-vidas-e-as-mortes-de.html

    ResponderExcluir
  15. Quando a Leya resolve acertar em uma capa, ela acerta mesmo! Adoro essa capa e já quase comprei o livro algumas vezes só por causa dela.
    Tenho um amigo que ainda hoje tenta me convencer a ler esse livro mas literatura fantástica não é muito a minha praia (ainda!).
    Fico tão feliz em ver a literatura nacional sendo bem recomendada :)

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oláá
    Não conhecia o livro mas sua resenah está ótima, não chamou minha atenção mas o enredo está interessnate para quem curte esse gênero de leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, confesso que esse não faz o meu tipo de livro para ler, apesar da história ser bacana e a sua resenha ter ficado muito boa, eu não leria.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Cheguei a ler um livro do Raphael uma vez, mas acabei não curtindo muito. Não tenho curiosidade de ler esse livro, por mais que pareça bom, não é um gênero que eu curta muito, sabe?
    Fico feliz que o livro tenha te agradado, é muito bom quando o autor consegue nos surpreender no final, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ainda não conhecia o livro, assim como o autor, mas gosto do gênero literário, provavelmente leia algum dia. A editora realmente sempre capricha nas capas, mas sempre peça quando vem com letras tão pequenas, o que também não gosto, dificulta a leitura, pelo para mim.
    Bjim!

    Tammy
    livreando.com.br

    ResponderExcluir
  20. Já li alguns livros do autor, e amo a escrita dele. É muito envolvente! Esse livro ainda não tive oportunidade de ler, mas em breve vou mudar isso. Pena a fonte ser pequena, confesso que fico bem incomodada com isso também. :/
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Joe,
    Gosto bastante de Fantasia e estou ansiosa para ler livros do Raphael Draccon.
    Gostei da sua resenha, vou anotar a dica por aqui para, quem sabe, ler um dia ;)
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro... Não possui uma premissa que me agrada muito, mas gostaria de dar uma chance ao autor, e quem sabe ser surpreendida positivamente com sua escrita. Sempre leio muitos elogios sobre suas obras, mas até agora não li nenhum :/
    Gostei da resenha!!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir