18 novembro, 2015

{Resenha} Leon - Felipe Sales Mariotto



Título: Leon
Autor: Felipe Sales Mariotto
Publicação: 2015
Páginas: 236
Editora: Chiado
Classificação: 5/5


“Leão, para os íntimos, é filho de lavradores do interior paulista e conseguiu, por esforço próprio, uma aprovação no concorrido vestibular de Medicina da UFRJ. Trocou o campo pela viciante confusão do Rio de Janeiro e seus personagens. Logo no início da faculdade conheceu Arthur, um rico amigo que o abraçou como membro da família. Em pouco tempo, Leon foi convidado a frequentar e morar de frente para o mar, numa das coberturas mais caras da Barra da Tijuca.
Tudo parecia tão fácil e perfeito, que o lado imperfeito ficou com inveja. Arthur, sua mãe e irmã – de apenas 14 anos - iniciaram um jogo de sedução particular com o belo e cativante Leon que, inseguro, se enrolava cada vez mais nas teias dessa gente dominadora. Confuso entre sentimentos verdadeiros e descartáveis, além da própria sexualidade, ele se apaixonou pelo amigo, mas vive o dilema dramático de se afastar dessa família que tanto o transformou.”


Leon é um livro escrito em forma de narrador onisciente o que dinamiza a leitura tornando-a ágil e cativante, pois não conseguimos perceber só a visão dos personagens como também as suas formas de pensar.
O personagem Leon é cativante e esperançoso. Essa esperança está em esperar do ser humano o melhor e que a vida não seja tão dura. Só que muitas vezes os humanos não podem ofertar aquilo que eles mesmos não possuem e que a vida apresenta situações em que as consequências das nossas ações são devastadoras.
Felipe Salles apresenta através do personagem Arthur situações de escolhas que proporcionam mudanças de vida. Ser aprovado em um curso em universidades federais, medicina principalmente, e ter que se confrontar com aquilo que deseja internamente diante de uma moral de coisas “certas” e “erradas”, não é fácil.
Peguei-me refletindo como as coisas na vida podem já estarem ruins e como elas, geralmente, têm que piorar muito antes de melhorar. Leon por escolhas infelizes e/ou forçadas vê a sua vida numa situação dessa e tem que se resignificar para conseguir superar a dor e decepção.
O livro contém descrições de atos sexuais que em nenhum momento foi pejorativo ou escandaloso. As palavras que descrevem esses atos são: intenso e forte. E elas estão conectadas as situações de confronto que vários personagens enfrentam.
Essa leitura foi confrontante e intensa. Gerou lágrimas em algumas situações e em outras raiva. Não raiva da escrita e sim das escolhas dos personagens. Em alguns momentos me deu vontade de entrar na estória e dar umas broncas em uns personagens específicos.
E você, já leu? Gostou da resenha e da sinopse? Conte o que tu achou.
O Surpresas nas Páginas está organizando o 1º Book Tour do livro Leon. Venha participar conosco desse projeto! Se desafie a ler um livro conflitante e intenso.


Segue o link do formulário do Book Tour.
 

Joe Almeida

7 comentários:

  1. Joe que resenha! Fiquei ainda mais curiosa pela leitura do livro.
    Gosto de livros que mexe e mistura os sentimentos e pela sua resenha o livro provoca tudo isso.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kênia,

      Esse livro mexe com as formas com que pensamos as coisas e de que maneira as escolhemos. Acredito que tu vai gostar muito! Obrigado pelo carinho!

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Joe, tudo bem ?
    Acho que você já deve ter visto no meu blog a resenha do mesmo livro kk Foi uma das leituras mais "complexa" que eu já li pois aborda temas vivenciados na atualidade por muitos jovens, como a opção sexual, a intimidação de pessoas com mais condições financeiras e claro, o amor.

    Abraço,
    Túlio.
    http://leitoresdivergentes1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Túlio Augusto,

      a complexidade de Leon é também a sua maior característica, né? Esses temas trabalhados enaltecem e destacam a importância da vida e das decisões que se tem enfrentar. Obrigado pela visita e pelo carinho!

      Abraços!

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro, e após ler sua resenha percebi que história e bem interessante, e acho que relata uma situação real, que é pouco conhecida, e por isso fiquei bastante curiosa para ler a história, pois a trama chamou bastante a atenção, e com certeza esse livro vai entrar para minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Consegui gostar do livro por apresentar temas atuais e muito discutidos. Em fase de adolescência é normal tomarmos escolhas, e o livro em pareceu retratar muito isso. Fico feliz que os atos sexuais durante a trama não sejam escandalosos, o que atrasaria minha leitura. Enfim, no geral, me interessei pelo livro por sua trama e abordagem textual.

    ResponderExcluir