20 novembro, 2015

{Resenha} O Mar de Monstros - Rick Riordan



Título: O Mar de Monstros
Autor: Rick Riordan
Publicação: 2009
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Classificação: 4/5

“Em O Mar de Monstros, ele e os amigos se envolvem em uma perigosa aventura para defender o acampamento dos semideuses; em A maldição do titã, Percy descobre que o Senhor dos Titãs despertou e está disposto a destruir a humanidade; em A batalha do Labirinto, o semideus vai combater o perigoso titã no temido Labirinto de Dédalo; e em O Último Olimpiano, Percy tem que lidar não só com o exército de Cronos, mas também com a chegada de seu décimo sexto aniversário - e, assim, com a profecia que determinará seu destino.”



Imagina a cena de Grover vestido com um vestido de noiva. Essa é a cena que Percy vê em seus sonhos logo no início de o Mar de Monstros. Este acaba se metendo em mais uma encrenca e acaba fugindo de outra escola. Nessa fuga ele leva um amigo, Tyson.
No Acampamento, Percy se depara com ar de tristeza e doença, porque a árvore que protege o acampamento está morrendo e a única saída é encontrar o Velocino de Ouro, que é um couro do carneiro dourado, que possui a capacidade de curar tudo e está no Mar de Monstros.
No decorrer do livro conhecemos um pouco mais do passado de Annabeth, Thalia e Luke. Do tempo em que Thalia era viva e eles eram amigos e fugiam dos monstros que os caçava. Percebi o quanto Annabeth vê Luke de uma forma pura que ele não merece.
Gostei da forma como Circe aparece na estória. E foi por pouco que os homens não tiveram um destino no mínimo minúsculo e fofo. Outra coisa que destaco é a participação de Clarisse. Mesmo o livro tendo o ponto de vista de Percy, nós podemos conhecer uma Clarisse além dessa visão.
O Mar de Monstros que dá nome ao livro é realmente cheio de monstros, o que não quer dizer que são todos ruins. As formas como as águas desse mar se movem é interessante de imaginar.
Na busca do Velocino de Ouro, Percy recebeu uma lição da vida. O que pra ele era sinônimo de vergonha tornou-se símbolo de verdade e honra. E quando tudo parecia estar em paz eis que surge algo inesperado. O que surgiu? Isso você vai descobrir lendo.
Gostei muito dessa leitura, só não gostei da forma como o autor tratou um personagem específico, mas isso não tira o mérito do segundo livro da saga Percy Jackson e os Olimpianos. Você já leu? Comenta pra mim o que você achou desse livro ou da resenha.

Joe Almeida

Um comentário:

  1. Oi!
    Eu gosto muito dessa série e O mar de monstros é um dos meus livros preferidos do autor, mesmo sem saber explicar o motivo... Gostei muito da sua resenha!
    Abraço

    ResponderExcluir