08 novembro, 2015

{Resenha} O Último Homem do Mundo - Tais Cortez



Título: O Último Homem do Mundo
Autor: Tais Cortez
Publicação: 2014
Páginas: 224
Editora: LER
Classificação: 5/5

“Amanda é uma garota rebelde e problemática. Filha de Patrícia Oliveira, uma atriz mundialmente famosa, ela se ressente do comportamento da mãe, que trabalha demais e dedica seu pouco tempo livre para namorar. Depois de ser expulsa dos três últimos colégios, Amanda é matriculada contra sua vontade no Educação de Elite, o colégio interno mais renomado do país, onde apenas os filhos da elite nacional estudam. Determinada a conseguir mais uma expulsão, ela é capaz das maiores loucuras, mas seus planos acabam sendo frustrados por suas colegas de quarto, por uma inspetora intrometida e um diretor paciente. Lá ela também conhece Ricardo, o garoto mais popular e mulherengo do colégio. A atração entre eles é imediata, mas isso não impede que se odeiem ferozmente e que façam de tudo para prejudicar um ao outro. No entanto, o destino os forçará a unirem forças por um bem maior, e Amanda perceberá que, às vezes, o último homem do mundo de sua consciência pode ser justamente aquele que seu coração decide escolher.

 Amanda é a aquela menina que não consegue se desvincular de fatos pesados e sofridos do seu passado. Em vários sentidos ela tem razão de não se desvincular e em outros faz se necessário uma surra de realidade. Ricardo é um protagonista com um enorme dom. Ele consegue ser contraditório e unilateral ao mesmo tempo.
Tais Cortez criou um ambiente escolar aconchegante e que consegui captar o jogo de contrastes que é a riqueza e pobreza no Brasil. A Escola E.E. é uma instituição que eu gostaria de trabalhar. Não por ser uma escola que é para ricos, mas sim por causa da figura do diretor, Alexandre.
Foi por causa da força do diretor que Amanda foi guiada e persuadida a desistir de se sabotar, já que uma idéia fixa na mente do ser humano, normalmente, só consegue sair depois que nos metemos em roubadas gigantescas.
Ricardo é aquele garoto que meche com os corações das meninas e causa irritação em Amanda. Essa irritação vai intensificando e se transformando em algo mais conforme novas peças e pessoas vão surgindo no decorrer da estória. Eu simplesmente fiquei extasiado como o coração do personagem vê o outro.
Nesse livro os personagens secundários possuem um destaque a parte. Paulina e Maíra são duas colunas de sustentação da vida de Amanda. David é a força sobrenatural que quebrou o coração dos protagonistas. Os antagonistas são muito chatos e ordinários.
A autora em vários momentos me fez rir e outros me fez chorar. Senti falta de mais detalhes sobre o impacto do sucesso do baile no que os protagonistas propunham. E aqui vai um recado para a autora. Estou esperando algum conto ou quem sabe um livro sobre a visão do Ricardo desses acontecimentos.
 Se você ainda não leu O Último Homem do Mundo não perca tempo. Super indico. Você que leu, gostou?  

Joe Almeida

10 comentários:

  1. Oiii, Joiran
    Bom, o que dizer da sua resenha?
    Admito que estava ansiosa para saber sua opinião sobre o livro, principalmente porque poucos homens leram este livro, e os poucos que leram gostaram....então estava torcendo para que ocorresse o mesmo com vc! Fico muitoooo feliz q sim!
    Adorei saber q a história o fez rir e chorar! Que bom é perceber o quanto foi envolvido por ela!
    Tb gostei de seu comentário sobre o diretor Alexandre. Ele é realmente incrível!
    Obrigada pelo carinho! Que venha Golfinhos e Tubarões!!!
    Abraço e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tais!

      Sua escrita me conquistou! Como falei na resenha...senti falta de um epilogo ou conto na visão do Ricardo. Ele merece isso!
      Simplesmente amei a estória de O último homem do mundo!
      Parabéns!

      Excluir
  2. Oi Joiran
    Eu fiquei com vontade de ler este livro. Adoro cenários ambientados em escolas e que mostra a diversidade da nossa sociedade.
    Beijos

    http://jusemfrescura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jucimara,

      você vai gostar muito de ler esse livro. É muito divertido os acontecimentos na escola, fora que as festas escolares tão são boas.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Desde do lançamento desse livro que ele faz parte da minha lista de futuras leituras, primeiro porque amo romance e segundo pois amei a trama desse livro, e parece ser bem envolvente, tenho certeza que vou amar a leitura, espero poder adquiri-lo logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana,

      assim que tu puder adquiri-lo, faça. Você vai se surpreender com a maneira como Tais descreve os relacionamentos criados e desenvolvidos na escola. Fica a dica.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Já vi falar muito bem deste livro, conheço a autora, ela é um amor.
    O livro já esta em minha lista de leituras, quero muito apreciar, rsrsrsrs

    http://www.detudopouco.com.br/
    http://blogliteraturanacional.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Silvânia,

    esse livro é muito divertido. E os protagonistas são cativantes. Gostei muito do personagem Ricardo. Quando tiver uma oportunidade leia-o. Você vai gostar! Obrigado pelo carinho! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vou ler!
      Conheci seu blog ontem e já adorei! Na verdade você visitou meu outro blog, o Literatura Nacional Diversidade Cultural, ele foi feito exclusivamente pra divulgação de nacionais ( precisando de colaboradores lá, se quiser seria um prazer, hahahahahah)
      No post do De tudo um pouco, você falou sobre o Jefferson está fazendo parcerias com blog, então, eu sou assessora dele, me mande sua proposta, estamos com bagas abertas sim.
      assessoriaemidias@gmail.com

      Beijos e agurdo seu contato!

      Excluir
  6. Olá, Joe! A autora realmente me surpreendeu com este livro, conseguiu falar um pouco sobre romance, sobre assuntos densos, dificuldades e, destacando, sobre a educação brasileira, o pobre e o rico. Gostei bastante destes assuntos abordados, o que me parecia não ser possível em um ambiente escolar com foco entre Ricardo e Amanda. Uma grata surpresa!

    ResponderExcluir