19 dezembro, 2015

{Resenha} A Mulher de Preto - Susan Hill



Título: A Mulher de Preto
Autor: Susan Hill
Publicação: 2012
Páginas: 208
Editora: Record
Classificação: 4/5

"O jovem advogado Arthur Kipps, foi enviado à cidade mercante de Crythin Gifford para verificar os documentos e os papéis particulares da recém-falecida Sra. Alice Drablow, uma viúva idosa que vivia sozinha na solitária e afastada Casa do Brejo de Enguia. Enquanto trabalha na casa, Kipps começa a descobrir seus trágicos segredos. A situação piora quando ele entende que o vilarejo é refém do fantasma de uma mulher magoada, em busca de vingança."

O livro tem início com Arthur já velho e casado com sua segunda esposa, e eles estão em uma reunião de natal. Os enteados dele pedem pra ele contar uma história de fantasmas, mas ele fica tenso e revolve não contar nada. Quando está sozinho, Arthur resolve escrever sobre a história de fantasmas conectada com a sua vida.
Conforme o livro vai desenrolando vamos conhecendo o porquê de Arthur ficar tenso com histórias sobre fantasmas. Quando o protagonista era mais novo ele foi mandado, pelo patrão, a ir ao um enterro de uma cliente da empresa de onde ele trabalhava.
A srª Drablow, a cliente, morava em Crythin Gifford, na Casa do Brejo da Enguia. Essa casa é em um local distante da cidade e cercada pelas águas do mar durante boa parte do dia. A autora faz uma descrição tão linda da geografia do lugar onde a casa está localizada. Além de linda, é uma descrição de um lugar perigoso. Se não fosse por alguns contra tempos, eu adoraria morar nessa casa. Daria para construir uma linda biblioteca lá.  
Os segredos do passado da srª Drablow foram despertando em mim um desejo de ler mais rápido o livro. A mulher de preto que dá nome ao livro... minha gente...que é aquilo... Quando ela aparece na história, o clima ficou com mais neblina, crianças aparecendo do nada, sussurros, gritos e lápides.
Quem é essa Mulher de Preto? Porque o povo de Crythin Gifford tem muito medo dessa mulher? Porque ela é uma Mulher de Preto? Essas perguntas vão ganhando respostas na reta final do livro. O começo do livro possui muitas descrições e na reta final é mais ágil. Particularmente gostei das duas fases.
Quero destacar a participação dos personagens secundários na história. O cocheiro e a cachorrinha. Duas peças fundamentais. Após se resolverem quase todos os problemas e eu achar que a paz iria reinar... tem o quê? Minha Gente!!! Ai que surge uma árvore no meio do caminho...
Ainda não vi o filme desse livro, mas duvido que o filme consiga reproduzir a tensão e o lado sombrio que o livro trás. Se você ainda não leu... fica a dica. Essa história foi escrita em 1983 mais velha que eu e parece e merece ser lida e valorizada.
Diga aí nos comentários se você já leu esse livro ou viu o filme. Gostou?

*Resenha originalmente publicada por mim no blog ABCD dos Livros.




Joe Almeida

6 comentários:

  1. não sabia desse livro mas sabia do filme,adorei a resenha agora fiquei curiosa sobre o livro rsrs quero ler rsrs ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danni,

      Leia o livro antes de ver o filme. Vai valer muito a pena. Em breve sairá a resenha de A Mulher de Preto 2.

      Bjs

      Excluir
  2. Gostei do livro! Ele é muito de terror? Ou é mais suspense? Fiquei com um pouco de medo só lendo sua resenha kkkkk

    Beijos,
    Ludy
    No Divã com as Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ludy,

      ele tem mais suspense do que terror. Vale muito a pena ser lido. Assim que tiver tempo leia-o.

      Bjs

      Excluir
  3. AII Meu Deus, não sabia que tinha o livro kkk quero ele pra já kkkk Adorei a resenha, parabéns!

    https://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Sou meio medrosa para esse tipo de livro, mesmo assim fiquei curiosa, principalmente sobre a casa e a paisagem do livro. Agora o filme tenho certeza que não vou assistir...
    Abraço

    ResponderExcluir