10 dezembro, 2015

{Resenha} Noites de Tormenta - Nicholas Sparks



Título: Noites de Tormenta
Autor: Nicholas Sparks
Ano de Publicação: 2011
Páginas: 173
Editora: Novo Conceito
Classificação: 4/5

“Noites de Tormenta - Aos 45 anos, Adrienne Willis repensa toda a sua vida quando o marido a abandona por uma mulher mais jovem. Com o coração partido e em busca de descanso ela segue para a pequena cidade de Rodanthe, na Carolina do Norte, para cuida da pousada de uma amiga, Quando uma tempestade terrível se aproxima, Adrienne começa a achar que sua fuga perfeita está arruinada - isso até a chegada do novo hóspede, o Dr. Paul Flanner. Aos 54 anos, o médico chega a Rodanthe para repensar sua profissão e relação com a família. Agora, em meio à tempestade que os cerca, os dois seres feridos procurarão conforto um nos braços do outro - e esse único fim de semana despertará sentimentos que irão acompanhá-los pelo resto de suas vidas. O título desse livro foi mudado de O Sorriso das Estrelas para Noites de Tormenta depois do sucesso do filme, que agora compõe também a capa do livro.”


Os romances de Nicholas são quase todos protagonizados por pessoas na casa dos 20 aos 30 anos. Noites de Tormenta nos apresenta protagonistas com muito mais idade e isso trouxe uma nova perspectiva para o livro. Quando comecei a leitura não sabia o que esperar, já que eu estava entrando em um ambiente totalmente novo e foi aí que pude me surpreender com a história de Adrienne Willis e Paul Flanner.
O livro começa narrando o presente, quando a filha de Adrienne precisa muito da ajuda de sua mãe, e em seguida vai narrando fatos do passado, que é o principal foco do livro. A situação que Amanda está passando é terrível e ela parece que não quer ser ajudada.

“Um mês atrás, quando Adrienne tentara falar gentilmente com a filha, Amanda se levantara da mesa sacudindo a cabeça irritada.”

Uma mãe com o objetivo de ajudar a sua filha e uma linda história de amor no passado vão se conectando conforme o livro vai se desenrolando. Depois do fim do seu casamento Adrienne resolve ir à cidade, costeira, de Rodanthe para esfriar a cabeça e lá ela conhece Paul, um homem com uma família quebrada.
Uma noite tempestuosa e circunstâncias um pouco constrangedoras une esses dois através da simplicidade das palavras. Conforme a intensidade da tempestade aumenta sobre Rodanthe, intensifica também a maneira como Paul e Adrienne vão se conhecendo. O tempo climático e o tempo cronológico não mexem com esse casal da mesma forma. A forma de amar e renunciar de ambos possui forças semelhantes e isso me deixou muito viciado na leitura.
Cada página que eu lia procurava entender de que forma o título do livro se encaixava no desenrolar da narrativa. Quando terminei a leitura pude perceber que o título trás um significativo positivo e outro nada positivo.
 A diagramação é simples e as folhas são amareladas. A escrita de Nicholas tem alguns elementos previsíveis, mas nada chato, muito pelo contrário. Sparks tem a capacidade de criar personagens cativantes, mesmo que as circunstâncias em que eles vivam sejam o contrário disso. Essa leitura me fez questionar várias vezes o significado de família. (No sentido de crescimento pessoal).
Dou 04 estrelas para essa obra, porque acho que faltou um maior desenvolvimento nas histórias dos outros dois filhos de Adrienne. Sempre fico com essa sensação de pouco desenvolvimento quando o livro tem poucas páginas. E você já leu? Gostou?

*Resenha originalmente publicada por mim no ABCD dos Livros.
 

                                                         Joe Almeida

Um comentário:

  1. Oi!
    Eu já conhecia o livro, mas como comentei na outra resenha, não sou uma grande fã do autor e esse é um dos livros dele que não despertam minha curiosidade... Acho pouco provável que eu leia Noites de tormenta, mas é interessante ver o autor fugir da idade mais comum para protagonistas.
    Abraço

    ResponderExcluir