19 dezembro, 2015

{Resenha} Todo Dia - David Levithan



Título: Todo Dia
Autor: David Levithan
Publicação: 2013
Páginas: 280
Editora: Galera Record
Classificação: 5/5

“Todo Dia - Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.”


Resolvi pegar Todo Dia para ler sem ter lido a sinopse ou nenhuma resenha. Quis entrar na história e deixar que ela se revelasse. E como ela se revelou! Uma revelação única e muito prazerosa! Esse foi o primeiro livro do autor que li e fiquei impressionado com a sensibilidade dele em abordar a natureza humana através do personagem A.
A sempre acorda todos os dias em um corpo diferente e precisa buscar se adaptar a essa mudança constante de corpo, cenário e família, mesmo quando internamente as coisas não são aquilo que se sonha. E como ser você mesmo, se sempre você é outra pessoa? Esse questionamento A prefere não enfocar tanto... ele prefere viver... e é nessa vontade de viver que ele se apaixona... vivendo apenas um dia em cada corpo...

“Que história é essa sobre o instante em que você se apaixona? Como uma medida tão pequena de tempo pode conter algo tão grande? Pág 25”

Rhiannon é a pessoa escolhida por A. Por essa escolha, A tem que aprender a ser mais forte do que já é, e ainda acaba caindo em uma situação muito complicada, pois a intransigência que existe no mundo não é pouca. As situações narradas no livro são oportunidades para refletirmos sobre nós mesmos e sobre as definições daquilo que somos ou queremos ser.
E eu como leitor me vi emocionado chorando muito com a forma como Levithan conta a natureza humana através de algo que não é tão humano, mas é completamente humano. A consegue ver que não existem rótulos para humanos, já que todos são HUMANOS e não subespécies de humanos.
Se você não leu esse livro, por favor, leia. Se leu, me diga o que achou.

* Resenha originalmente publicada por mim no ABCD dos Livros

Joe Almeida


7 comentários:

  1. Ouw Joe, ainda bem que não foi somente eu que chorei lendo ele ... Foi incrivel essa experiencia literária em minha vida !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geane,

      realmente chorei e muito. É muito sensível e verdadeira. Sempre esteja por aqui vendo as novidades.

      Bjs

      Excluir
  2. ainda não tive a oportunidade de ler esse livro mas depois dessa resenha esse livro sera a próxima leitura ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danni,

      Esse livro é maravilhoso. Ele é um dos meus favoritos. <3 David é um autor que me faz emocionar muito.

      Bjs

      Excluir
  3. Ola Joiran tudo bem? ainda não li esse livro mas adorei a resenha, com certeza ele estará na minha lista de leituras nas ferias. Beijoss...^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Assim que der dê uma chance para a leitura de Todo Dia. Obrigado pelo carinho.

      Bjs

      Excluir
  4. Oi!
    Eu tenho muita curiosidade sobre esse livro, a estória parece ser maravilhosa! A ideia do autor de escrever sobre a essência do ser humano e do amor tem tudo para ser emocionante mesmo.
    Abraço

    ResponderExcluir