14 janeiro, 2016

{Resenha} O Defensor - Rafael Carneiro



Título: O Defensor
Autor: Rafael Carneiro
Publicação: 2014
Páginas: 256
Editora: Chiado
Classificação: 4/5
* Livro cedido de parceria pelo autor.

“O livro relata a aventura de Augusto Shermam, sobrevivente de um acidente de avião, na mata da chapada diamantina, Bahia, salvo por um velho índio, que lhe revela diamantes e seus poderes. Com o que ganha com os diamantes, sai da Bahia e começa uma nova vida em São Paulo, fazendo fortuna. Um dia, durante a sua nova vida de empresário, quando usava seus poderes apenas para ganhar dinheiro, o velho índio ressurge e revela que, com esses poderes, ele tem a missão de defender o mundo dos Márteres, uma organização perigosa. Augusto alia-se aos Defensores, uma organização que difunde o Bem, e passa a ser alvo de muitas investidas dos Márteres, que tentam eliminá-lo e provocar novas guerras com os Defensores. A história é repleta de ação, batalhas e de investidas contra terroristas, passando por muitos fatos históricos recentes de atentados terroristas, e um romance inesperado.”

Augusto é um jovem que acabou caindo ou atraído para um “mundo” no qual ele não estava nada preparado. Em uma viagem normal de avião, acaba ocorrendo um acidente e ele por um milagre sobrevive, embora tenha muitos machucados.
No processo de cura física ele consegue fazer descobertas sobre o seu eu sobre a existência dos diamantes. Augusto, junto com um casal que o tinha ajudado, começa a explorar as minas de forma discreta em que o dinheiro ganho sirva além de acumular riqueza também dê para ajudar as pessoas de maneira religiosa e financeira.
A religião que aparece no livro está associada a um grupo histórico chamado de Defensores. Estes existem a mais de dois mil anos e tem como tarefa proteger os humanos e tentar acabar com determinados conflitos. Os Márteres é o grupo que caça os Defensores.
Augusto vai mudando de um jovem comum a um empresário famoso até ser colocado como o “escolhido” dos Defensores. Não é a noção de escolhido como o salvador de tudo, mas como aqueles que pode liderar e reorganizar a conduta dos Defensores. No desenrolar da estória vão aparecendo poderes sobrenaturais em alguns personagens, inclusive no Augusto.
Gostei da forma como Rafael trabalhou o espaço geográfico da Chapada Diamantina, citando lugares que eu já conheci e isso me fez entrar mais na estória. Houve um crescimento pessoal do protagonista, que mesmo passando por situações de diversas soube como evoluir.
A escrita do autor é envolvente, embora a falta de mais diálogos me fizesse sentir que a leitura poderia ser mais fluida. Pelo menos é o que acho. Só que isso não tirou o crédito da leitura ser envolvente.
Você querido leitor, o que achou da sinopse?

Joe Almeida

6 comentários:

  1. adorei a resenha ... não conhecia esse livro,fiquei curiosa acerca da
    obra deste autor ;)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, a cada dia me surpreendo mais com as ideias fascinantes que os autores nacionais desenvolvem em histórias cativantes. O livro me interessou bastante, adorei a sinopse e quero muito poder ler. A resenha tá bem bacana.
    Abraços
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Joe, não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada, parece instigante, mesmo com ausência de diálogos, talvez a leitura me prenda ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Joe, achei a sinopse maravilhosa e só por ela eu desejei ler o livro. Claro que, a riqueza de detalhes da Chapada Diamantina, a história ser marcada de ação, batalha e diversos acontecimentos aguçou ainda mais minha curiosidade.
    Adoraria ler O Defensor.

    ResponderExcluir
  5. Oi eu não conhecia o livro fiquei super curiosa com a sinopse com certeza vou ler bjs.

    ResponderExcluir
  6. Cada dia que passa, tenho conhecido mais livros nacionais, e gêneros diferentes, que antes não me interessava pela leitura e acabando lendo a resenha e fico louca para ler, isso foi o caso desse livro, além da trama ser super envolvente, me deixou muito curiosa para saber qual vai ser o desenrolar da história, pretendo ler esse livro logo.

    ResponderExcluir