10 janeiro, 2016

{Resenha} Pétreos - Everton Moreira



Título: Pétreos
Autor: Everton Moreira
Publicação: 2015
Páginas: 262
Editora: Garcia
Classificação: 5/5
* Livro cedido de parceria pelo autor.

“Sir John Taurio, Conde de Alandes e comandante do exército de Rehn, era o melhor amigo do Rei Beath desde a infância e juntos tornaram seu reino o mais forte de todos os conhecidos. A amizade, vista como a base de uma era de ouro, se rompe de maneira inconciliável diante de uma praga agrícola. O Conde acredita que todos devem racionar qualquer suprimento para que o povo consiga sobreviver à crise, enquanto o monarca deseja que os impostos sobre a produção subam para preservar os luxos da nobreza.
John não consegue aceitar as ordens de seu antigo amigo e lança seu condado em uma luta desesperada para se separar do reino. Os homens do condado de Alandes têm a escolha de lutar por um mundo novo que ainda não conseguem entender ou aceitar a exploração imposta pela monarquia. Com poucos aliados, Sir John decide não se render ao mundo que até então tinha defendido. Alandes, seu líder e seu povo buscam ser algo maior do que um simples território, eles precisam se tornar um sentimento de liberdade.”

Conde John é um homem que busca a execução da justiça e da lealdade. Quando o reino de Rehn está ameaçado pela fome ele vai sugerir ao rei Beath, que é seu amigo de infância, um novo método de divisão dos alimentos. O rei não aceita a sugestão e ainda humilha seu comandante do exército.
Por vários motivos o Conde John rompe com o rei e declara independência do território de Alandes. Esta terra é sofrida e dependente da agricultura. O povo é pobre, mas corajoso. John recebe apoio de um grupo de bastardos que se tornam suportes para as estruturas do recém formado reino. Desses destaco Alaric. Que personagem bom de ler! Mas calma que esse ainda não é o meu favorito.
As batalhas que são desenvolvidas nessa luta pela independência são de muita estratégia de batalha. As estratégias são mais importantes que o número de pessoas no exército. Everton usa conceitos de guerra reais e que perfeitamente reconstrói o ambiente das lutas medievais.
A construção dos personagens foi cuidadosa, demonstrando como homens simples podem se transformar em “heróis” no sentido de coragem e persistência. As mulheres tiveram destaque nas batalhas e nas estratégias. Demonstrando que liderança não está ligada ao homem e sim a personalidade do ser humano.
Agropo é um homem idoso do campo que sabe cuidar dos sapos e da agricultura como ninguém. Esse homem mudou o curso de um reino e de vidas. Ele com sua simplicidade atingiu meu coração como leitor. Conquistou-me. E também me fez chorar...
Everton possui uma escrita dinâmica e ágil. Li Pétreos em um dia. Devorei as páginas rapidamente por dois motivos. O primeiro porque amo livros que remetem a acontecimentos de batalhas medievais e segundo porque a estória encanta o leitor. Você deve está se perguntando qual o significado da palavra pétreos e o porquê ela é o título do livro? Não posso falar isso. Só você lendo para descobrir.
 Querido leitor, acompanhe o autor em suas redes sociais! Comenta aí o que vocês acharam da sinopse do livro e da resenha.



 Joe Almeida

 

5 comentários:

  1. Nunca tinha visto falar sobre o livro ou o autor, mas mesmo assim fiquei muito interessado para ler Pétreos depois dessa resenha. Adoro histórias sobre guerras medievais e nunca tinha visto algo parecido vindo de um autor nacional. Espero ter a oportunidade de ler logo. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Joe, nunca li nada dessa autor e nunca li nenhuma resenha dese livro confesso que a sinopse não me chamou a atenção mas sua resenha ficou incrível bjs.

    ResponderExcluir
  3. Joe, assim como muitos leitores, acredito eu, que não conhecia o autor nem sua obra.
    A narrativa chama muita atenção por contar sobre guerras medievais, e sempre tive um enorme interesse por histórias assim.
    Gostei da proposta criada pelo autor e adoraria lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Esse e o tipo de livro que não costumo ler, prefiro romances água com açúcar, porém a trama do livro me pareceu ser bem envolvente, e aborda um tema muito interessante, tenho certeza que para quem gosta desse gênero literário vai amar a leitura desse livro.

    ResponderExcluir
  5. Conheci recentemente esse livro e parece ser realmente bom,adorei a resenha e fiquei ainda mais curiosa acerca do livro ;)

    ResponderExcluir