13 janeiro, 2017

{Resenha} O Trio - Alane A. S. Brito



Título: O Trio
Autor: Alane S. A. Brito
Publicação: 2012
Páginas: 511
Editora: Novo Século
Selo: Talentos da Literatura Brasileira
Classificação: 4/5

“Davi ainda precisou de uns instantes para organizar mentalmente o enredo da história... De fato, para ele mesmo, seria muito bom expor suas lembranças e assim, após tantos anos, alguém mais saberia quão especial ele considerava ter sido a sua infância... Davi achava que seus piores problemas seriam dividir o forte sentimento que ele e seus dois amigos, Nelson e Jordan, nutriam pela mesma menina e tentar tornar a conturbada vida de um deles menos sofrida.
Até que ao completarem dezoito anos a pequena vila no meio do nada onde moravam é invadida por homens violentos. É quando começa o maior desafio de suas vidas...

Existem erros tão graves que jamais possam ser perdoados? Abriria mão de um verdadeiro amor por causa de uma grande amizade? Descubra nessa história que é uma grande lição de amor, amizade e perdão...”


A história desse livro é narrada sob o ponto de vista do Davi, um dos três amigos íntimos e sonhadores, quase irmãos, que moram na vila Valentino Duarte. No começo tudo é relacionado a armações, dramas, paixões e amizade. A história é dividida em duas partes. Na primeira pude perceber que a autora quis demonstrar o quanto às pessoas podem se prejudicar quando apenas elas acreditam em si próprias e o quanto um amor dividido é complicado.
E como promessas podem ser desfeitas. Já a segunda parte é repleta de emoções, aventuras, riscos, dramas e tragédias.
Davi Guerrato ganhou meu coração. Este personagem é uma mistura de um cara durão, que não se intimida facilmente, com um lado sensível e generoso. Jordan passa por momento terríveis quando coisas que ele não tem controle o envolve e quase o consome por completo. O trio desenvolve um amor platônico por Yola que depois passa por transformações.
O livro tece uma trama consistente que me prendeu a atenção do começo ao fim. Achei os personagens interessantes. Houve crimes sinistros que me deixou abismada. Quando terminei o livro, um vazio se instalou dentro de mim, com aquela sensação de fome não saciada. Isso me ocorre quando leio um ótimo livro.
O prazer de ler uma obra da Alane pela primeira vez foi descobrir que além de escrever muito bem, ela tem fôlego para escrever uma história com tantos altos e baixos, reviravoltas e conflitos humanos. Amei! 
E você, já leu? Conte aí o que tu achaste.


Paula Cristiane

2 comentários:

  1. Nossa, como é bom continuar lendo resenhas deste livro que tanto amei escrever... Amei a resenha e mais ainda saber que gostou tanto do livro! *-* Muuuito obrigada!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por você nos dar a oportunidade de ler obras tão incríveis e inteligentes quanto essa. Beijoos...

      Excluir