14 outubro, 2015

{Resenha} O ladrão de Raios - Rick Riordan


Título: O Ladrão de Raios 
Autor: Rick Riordan
Publicação: 2008
Páginas: 387
Editora: Intrínseca
Classificação: 4/5

“O Ladrão de Raios - Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida.”



Quando resolvi ler esse livro já tinha assistido a adaptação cinematográfica e isso bagunçou minha leitura, pois fiquei confundindo a idade do personagem do livro para o do personagem filme. Depois que essa confusão passou pude aproveitar melhor a leitura.
Rick construiu um mundo baseado nos deuses e heróis gregos que me agradou muito sempre fui fã de mitologia grega e os três protagonistas são bem peculiares a meu ver. Grover sempre mastigando algo de metal quando está nervoso, Anabeth e sua capacidade de ser inteligente e irritante ao mesmo tempo e Percy Jackson tentando se adaptar a sua nova posição.
A mitologia grega, que é uma das minhas paixões, é um dos pontos chaves que enriquecessem a estória do livro. Como Percy é filho de um dos três maiores deuses, ele acaba “ganhando” os outros dois deuses como seus inimigos. Algo normal dentro das histórias mitológicas. E é bom ver as situações constrangedoras e perigosas que Percy se envolve por causa disso.
A narrativa de Rick Riordan com relação aos diálogos, a descrição do Acampamento Meio-sangue e como as batalhas foram bem descritas. No decorrer do livro as personalidades e as funções de cada um dos protagonistas vão se encaixando com o desenrolar da estória.
Particularmente, me agradei bastante dos poderes que Percy vai adquirindo ao decorrer do livro. Poderes que estão ligados a sua genealogia, mas que se destacam pela forma que ele os escolhe usar durante as situações. Os valores do companheirismo e da amizade são outro destaque nesse livro.

Até que ponto se pode ir para salvar um amigo que não quer ser salvo?
Ou qual é a diferença entre amigo e colega?
Essas perguntas me inquietaram enquanto eu desenvolvia essa leitura.
Amado leitor, comenta aí, se você já leu ou se tem algum interesse em ler. Esse é o lugar para trocarmos idéias.



Joe Almeida



37 comentários:

  1. Olá Joe, gosto muito dos filmes, mas ainda não me envolvi o suficiente para iniciar a leitura da saga, acho que é por esse fato mesmo (saga). Estou preferindo livros que saiam dessa linha no momento. Adorei a resenha, bem concisa.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tammy, iniciar uma nova saga é sempre um desafio. Obrigado pela carinho e pela visita.
      Já estou te seguindo!
      Xoxo

      Excluir
  2. Oie,
    nunca li nada desse autor e também não me atrai este tipo de leitura.
    Já me falaram também, que a idade do menino no livro e no filme confunde bastante, infelizmente :(

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Parabéns pela resenha! O gênero não é meu favorito, mas, para os fãs, a pedida é ótima. Por ser uma saga, não o leria por enquanto, mas quem sabe em outra hora?

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, estava comentando e meu pc enlouqueceu aqui, desculpe se ficar duplicado...

    Enfim, Parabéns pela resenha...adorei!
    Também fui ler o livro depois que assisti o filme e isso prejudicou meu julgamento no início da leitura, mas no decorrer da história entendi porque as mudanças de idade seriam importantes no livro, mostra um amadurecimento bem legal...acabei viciando na série e claro, viciando meus filhos.....

    abraços, estou seguindo.....


    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
  5. Olá Joe, através dessa resenha e de seus questionamentos finais, despertou em mim a vontade de ler este livro.
    Já entrou para minha lista de leituras "remanescentes"rs
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi, Joe,
    Confesso que nunca tive vontade de ler a obra, mesmo diante de seus elogios. Também ainda não assisti o filme. Eu também faço confusão quando assisto ao filme primeiro, pois nem tudo é fiel.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu já li e reli esse livro, mas fiquei com preguiça de resenhar. Confesso que fiquei um pouco desiludida, porque como é uma série tão comentada eu esperava um pouquinho mais. Mas tmb li o segundo e já comecei a gostar mais.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!!
      Estou lendo o quarto da saga, A batalha do Labirinto, e confesso que a história melhora e muito. A aparição dos outros deuses vai ficando mais presente.
      Te seguindo. Abraços!

      Excluir
  8. Olá,
    Ainda não li a série, o filme já não tinha me agrdado e no final eu acabo ficando com um pé atraz quando se trata de mitologias, por que eu gosto muito das histórias originais e algumas mudanças acaba me desagradando, mas eu estou bem curiosa para ler algo do autor.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Joe, tudo bem?

    Quando assisti o filme no cinema 3 vezes, resolvi começar a ler pelo Mar de Monstros, e também me deparei com as diferenças dos personagens e mesmo assim continuei a ler até O Sangue do Olimpo, mas só agora resolvi ler o Ladrão de Raios, e serio? É muito diferente, mas viciante igual os outros, mas e você já está lendo a nova serie do autor, Magnus Chase?

    Abs.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel, tudo na paz?
      Estou lendo A batalha do Labirinto para depois ler O último olimpiano pra assim terminar a primeira saga. Li a sinopse de Magnus Chase, mas vou esperar baixar um pouco o preço do livro para depois comprar. ;)
      Já virei fã do seu blog.
      Abraços!!

      Excluir
  10. Oi Joiran.

    Eu apenas assisti o filme. Eu tenho a coleção aqui em casa porque meu filho pediu para comprar a coleção na Bienal de Minas no ano passado para ele. Quero muito ler pois adoro o filme, meu filho só tem elogios com a série e sua resenha ajudar ainda mais. Preciso dar prioridade para ela.

    Bjão

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sempre tive curiosidade de lê-los, mas tá difícil encaixar na fila aqui de casa.
    ;D
    http://profissaoleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Joe.
    Eu amo Percy Jackson. O filme ficou uma porcaria. Foi a pior adaptação que eu vi até agora e como se não bastassem terem mudado a idade, as características dos personagens, mudaram a história toda. A saga toda vale muito a pena. Gostei a sua resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi, moço!!!
    Primeiramente: Feliz que você é baiano haha
    Segundo: Adorei seu blog
    Terceiro: Não li esse livro, li o HQ e não gostei :/ Espero futuramente ter coragem de ler o livro haha

    Tô te seguindo ;)
    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Baiana!
      Que bom que tu gostou de eu ser baiano. Mais um na blogosfera.
      O seu blog também é muito lindo! Já sou seu seguidor. Quero ver muitas dicas boas por lá. Sua escrita é ótima!
      Xoxo

      Excluir
  14. Heey!
    Gosto muito de Percy Jackson e os Olimpianos, é com certeza uma de minhas séries prediletas haha
    Gostei tanto dos livros que li cada um em apenas um dia rsrs. Mas ainda assim prefiro a série que sucede esse, Os Heróis do Olimpo =)
    Seu blog é fascinante, já estou seguindo ^^
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, tudo bom, né?
      Estou lendo A batalha do Labirinto es estou gostando mais ainda dessa saga de Percy Jackson. Meus amigos me falaram que a segunda saga é ainda melhor. Ansioso para começar a ler essa saga.
      Já estou te seguindo também!
      Abraços!!! :) ;)

      Excluir
  15. Oi Joe!
    Eu gostei muito desse livro! É ótimo!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi, flor!
    Ainda não li nada do autor, mas pretendo conhecer – principalmente essa série. Mas confesso para você que depois de ter assistido ao filme não senti aqueeeele desejo de ler o livro. Achei-o adolescente demais. Mas lendo sua opinião, percebo que acabei desenvolvendo um "preconceito literário" e que preciso deixar essa impressão de lado. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Joe,
    Já li toda a série e sou muito apaixonada por ela, merece todo o amor ♥
    Adorei sua opinião e concordo, foi bem bacana a forma como os poderes foram chegando ao Percy, tudo ligado ao pai, achei incrível.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    Eu não li nada do autor e tenho vontade de ler e conhecer Percy. TOOODO mundo ama as histórias e o que eu gostei de ver na sua resenha, foi a evolução do personagem durante o enredo. Acho que isso é magnifico!
    Gostei da resenha! E espero conseguir ler em breve!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  19. Ola Joe
    Eu sou suspeita pois amo essa série e a escrita de Rick, a leitura flui muito bem, sem contar todo o encanto da mitologia, toda a série é perfeita, as capas são lindas e os personagens bem construídos. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Eu já li essa série toda e ela se tornou uma das minhas preferidas, gosto de livros que tem como temas a mitologia, também assistir o filme antes de ler o livro, porque na época nem sabia que tinha o livro, mas como demorei a ler depois do filme, não fiquei confusa.

    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bom? Eu fiz a grande besteira de assistir o filme antes e por causa disso não consigo ler o livro. É sempre assim. Mas, eu gosto dos filmes, não sou fã. Mas, acho muito legal principalmente o segundo. Abraços

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, sabe que nunca tive vontade de ler essa série? Eu já assisti ao filme e gostei muito, mas tenho a impressão que os livros não vão me agradar, eu sei que é meio estranho kkkk mas quem sabe um dia eu dou uma chance a eles!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. Sempre vejo comentário positivos sobre essa série - além das reclamações entre o livro e a adaptação... Mas não li e confesso que nem sei se um dia ele entrará na minha lista. Mesmo eu curtindo o lance de mitologia grega e tal, Percy Jackson não é exatamente meu estilo de leitura.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  24. Meu amorzinho: Percy Jackson. hahaha
    Uma das melhores séries que tenho e minha favorita.
    Sem contar que a forma como é narrada é muito boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oiee.
    Olha eu já vi um dos filmes, mas com certeza paro por aí, pois os livro não me desperta tanta atenção

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  26. Oie.
    Eu acho que assisti a adaptação, mas não é o tipo de filme ou livro que eu gosto.
    A premissa não chama minha atenção e nem a capa, mesmo sendo linda.
    Infelizmente eu não leria o livro por não ser meu gênero favorito, mas eu adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  27. Amo os livros do tio Rick, já li os três primeiro livros de Percy Jackson e estou ficando meio triste, pois quase nem tem mais a primeira casa, só as novas e quando eu continuar lendo, acho que vou comprar as novas.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    Não assisti ao filme e nem li o livro, já inúmeras resenhas bem positivas da obra que me deixaram com bastante vontade de conhece o livro de pertinho, mas ainda não tive a oportunidade.
    de qualquer forma dica anotada :)
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  29. Já faz muito tempo que li esse livro e sinceramente eu só li até metade dele. Nem cheguei a terminar para você ter uma ideia. Mas eu quero muito voltar a ler de novo, porque quero ver a continuação, principalmente porque são bem diferentes do filme também os acontecimentos que pude perceber. Eu gostei bastante da sua resenha. Ficou muito bem escrita e muito bem explicada. Parabéns. Continue assim =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/lancamento-editora-novo-seculo.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvana!
      Valeu muito a pena tu realizar a leitura de O ladrão de Raios. Ainda essa semana vou postar a resenha de O Mar de Monstros.
      Obrigado pelos elogios!
      BJs

      Excluir
  30. Oláá
    Eu amo Percy Jackson, já li toda a série dos olimpianos e adorei, faz um tempão então lembro pouca coisa, mesmo assim, ótima resenha e dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Eu gostei muito de todos os livros que eu li do autor, mas a série do Percy Jackson é a minha queridinha. Especialmente a primeira, os títulos dos capítulos são show de bola.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir